domingo, 25 de novembro de 2012

Sentimento de Vazio



Sentimento de Vazio

Ás vezes sinto uma saudade tremenda de quando era criança. Tudo parecia divertido e sempre que queria algo, de tê-lo nunca perdia a esperança. O que era impossível conquistar naquele momento eu dizia a mim mesmo que o teria quando pudesse trabalhar. Mas eu cresci e vi que as coisas não são tão fáceis assim. Infelizmente tudo é mais caro e ardoroso do que imaginava aquela inocência dentro de mim.

Nem tudo realmente tem preço e a falta de algumas coisas mexe diretamente com os nossos sonhos. Em certos momentos sentimos a voz se sufocar. Não sabemos ao certo o que está acontecendo. O peito aperta e tudo parece diferente. O mundo parece diferente. Nasce um sentimento pesado que dá-nos a ideia de que algo está faltando. Nós o chamamos de Vazio.

Existe o vazio de quem se vê distante de seu objetivo, e o vazio de quem não sabe qual caminho seguir. Existe o vazio passageiro e o vazio rotineiro. Existe o vazio que faz chorar e o vazio que somente nos incapacita sorrir. Existe o vazio de quem perdeu algo ou alguém que ao seu lado tinha, e o vazio de quem abandonou quem amava e teve que partir.

O vazio é um sentimento perigoso que toca no profundo desejo de viver. Faz-nos sentir-nos como marinheiros em mar tempestuoso, abandonados a própria sorte, sem esperar que alguém venha nos socorrer.

O vazio é um grito agonizante da alma para que paremos um segundo para nos conhecer. Saber exatamente o que importa, os nossos valores, os nossos amores e assim amadurecer.

O vazio é a chance de acordar para a realidade, abandonar velhos sonhos e desejos que, antes grandes, hoje são pequeninos demais para nos preencher. É o que limita nossa infantilidade, e nos obriga amargamente a mudar de vida e crescer.

O vazio é a frustração por não encontrar na vida, no nosso atual caminho, o que consegue de fato nos fazer sorrir. Mas tudo bem, nada melhor que o nascer de um novo dia, para percorrermos outro percurso, até encontrarmos o melhor caminho a seguir.

O vazio mesmo quando constante se atenua com um abraço amigo. Mas não nos enganemos com momentos breves e alguns risos. A vida não é um parque de diversão como muitos pensam. E é exatamente por querer só brincar, ou outros por demais se limitar, que o vazio os atormenta.

Os golpes pesados da vida não devem nunca nos deixar desistir, pois não há nada melhor do que se superar e ver o quanto batalhamos para chegarmos até aqui. Não deixe que lágrimas que escorreram levem seu rosto ao chão, mas faça-as valerem apena e com esperança se entregue a uma nova emoção.

Nada há de mais belo que um sorriso, e que este possa ser seu então. Ninguém e nem nada no mundo tornará completo o seu coração.

Saiba viver. Confie em si mesmo. E se nenhum passo a sua frente puder ver, que seus os primeiros possam ser. A paz está em você, apenas não a tire de onde está para ocupar o seu lugar com algo banal, impossível ou temporário, mas somente com aquilo que faça valer apena viver.  

César Fonseca

Um comentário: